top of page

Dicas de intercâmbio: faça um trabalho voluntário

  • teacherthais7
  • 29 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

St. Sephens Park; Irlanda

St. Sephens Park, parque no centro de Dublin, próximo ao Comitê de Oxford de Combate à Fome (OXFAM).

Fazer trabalho voluntário no exterior pode ser uma excelente ideia para dar mais significado para a sua vivência durante um processo de intercâmbio. Esse movimento faz com que o mundo se torne um pouco melhor.

Você vai praticar o idioma de uma forma intensa (mergulhar de cabeça literalmente), onde suas habilidades terão um desenvolvimento considerável. E se você pensa em arrumar um trabalho remunerado no país, fazer um trabalho voluntário antes te renderá uma boa carta de recomendação. Os irlandeses, por exemplo, valorizam muito o trabalho voluntário.

Durante o processo, você tem a oportunidade de construir a sua rede de relacionamentos com a população local, bem como com os responsáveis pelas ONG´s, o que pode lhe gerar uma indicação para um trabalho remunerado ou, dependendo da organização, uma possível contratação.

Em Dublin, na Irlanda, durante quatro meses, trabalhei voluntariamente na OXFAM (Oxford Committee for Famine Relief), que significa Comitê de Oxford de Combate à Fome, uma confederação de 17 organizações, atuantes em mais de cem países na busca de soluções para problemas como pobreza, injustiça e programas de desenvolvimento e ações emergenciais.

Eu trabalhava no brechó, lá conhecido como second hand (segunda mão), que recebia doações de roupas, sapatos, acessórios, livros, DVDs, objetos de decoração e os vendia como forma de arrecadação de verbas para ações em educação, saúde, HIV/Aids, inclusão social, entre outras.

Grand Canal; Dublin; Irlanda

Grand Canal, no bairro Portobello. Um canal que liga a parte Leste com a parte Oeste de Dublin. Também próximo a OXFAM.

É importante pesquisar por ONG´s que tenham boa referência e sejam sérias. Pela experiência que tive em Dublin, algumas vezes você pode ter que fazer uma entrevista para ser aceito como voluntário. Durante a conversa, aproveite para tirar todas as suas dúvidas, para ter certeza que este período será produtivo para você e para quem está te selecionando.

Trabalho voluntário é dedicar-se de forma consciente e consistente, pois é trabalho de verdade não é um hobby. Encontre um projeto que combine com você e suas habilidades.

O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer? Por exemplo, artistas podem ministrar oficinas ou ações voltadas ao entretenimento. Se você é professor pode dar aulas de reforço escolar para as crianças carentes, ou para pessoas da melhor idade.

Carta de Recomendação que recebi ao final do voluntariado na OXFAM.

Comments


bottom of page