A origem milenar do Halloween entre povos celtas
- teacherthais7
- 31 de out. de 2017
- 4 min de leitura
Quando o final de outubro se aproxima é comum nós vermos vários lugares, principalmente escolas de idioma, enfeitarem os espaços com caveiras, bruxas, abóboras. É sinal que o Halloween se aproxima.
Mas, o que significa esta data? Qual o sentido desses símbolos? A comemoração que hoje é motivo de diversão, já causou medo e teve sua origem em uma crença dos povos celtas.
Há várias possibilidades de origem para esta data, com alguma diferença aqui ou ali. Esta data comemorativa tem mais de 2.500 anos. Ela surgiu entre os povos celtas, que se espalharam por grande parte do Oeste da Europa a partir de 2 mil a.C, como Irlanda, País de Gales, Escócia, Bretanha, entre outros lugares.
Os celtas celebravam o Samhaim, que significa novembro, e representa o fim do verão e da colheita. A data era para agradecer as boas colheitas. Mas eles também acreditavam que nessa época os espíritos dos mortos saiam dos cemitérios e poderiam tomar posse dos corpos dos vivos.
Por isso, no dia 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos se vestiam com roupas “fantasmagóricas”, usavam máscaras, capas, chifres e colocavam em suas casas objetos assustadores, como caveiras, ossos, entre outros. Isso tudo para amedrontar e espantar os espíritos.
A abóbora
A tradicional abóbora iluminada, um símbolo do Halloween, vem de uma lenda irlandesa. Segundo a lenda, um homem chamado Jack tinha o hábito de fazer brincadeira satânicas. Em uma das vezes, ele conseguiu prender o diabo dentro de uma árvore.
Os dois então fizeram um pacto. Jack só soltaria o diabo de lá se ele não o incomodasse mais. O tempo passou até Jack morre. Ele não consegue entrar no paraíso, pois havia feito um pacto com o diabo. Por outro lado, o diabo também não o quer no inferno, já que havia prometido não mais lhe incomodar, mas dá a ele um nabo com uma vela dentro para que ele pudesse vagar pelo espaço.
Segundo algumas explicações, o nabo da história original foi substituído pela abóbora quando os irlandesas migraram para os Estados Unidos, em meados do século XIX. Lá a abóbora era muito mais abundante para ser usada na data festiva.
Dia de Todos os Santos
Halloween é inspirado na expressão “All Hallow’s Eve”, que significa “Véspera de Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos é, segundo a Enciclopédia Católica, uma festa para honrar todos os santos. A data era comemorada originalmente em maio, mas foi mudada para novembro pelo Papa Gregório III (731 – 741).
Não se sabe ao certo o porquê da mudança de data, mas imagina-se que foi para tirar a atenção do Samhain, a festividade celta que deu origem ao que hoje chamamos de Halloween. A intenção era que a Igreja Britânica desviasse a atenção de costumes pagãos, acrescentando no calendário uma comemoração cristã.
Comemorações na Irlanda
Falando um pouco da experiência que eu tive em Dublin, na Irlanda, no período de Halloween posso dizer que a criatividade rola solta entre os irlandeses. Todo o comércio e qualquer canto da cidade é decorado com os mais variados temas referentes a esta celebração.
Qualquer loja que você pense em adentrar, desde sorveterias, cafeterias, lojas em geral e principalmente os pubs (bares), todos os funcionários estão devidamente fantasiados. Mas não pense que são simples fantasias, algumas delas chegam realmente a assustar.

Patricia Feltrin Ramos, uma amiga minha de Dublin, no Bad Boys Temple Bar, pub bem no centro de Dublin.
Quando você passa em frente às residências, principalmente nos bairros um pouquinho mais afastados do centro, as abóboras e decorações são inusitadas, criando um clima interessante e um tanto quanto diferenciado.
Os moradores deixam potes com doces para receberem as crianças que resolverem bater na porta de suas casas fazendo aquela famosa frase: “Gostosuras ou Travessuras?” ou “Trick or Treat?”, que é de origem irlandesa.
O clima também se estende aos parques da cidade, onde mais uma vez encontramos as abóboras espalhadas próximas de quiosques e alguns cafés existentes dentro dos parques.

Abóboras espalhadas pelo Phoenix Park, parque localizado a poucos minutos do centro de Dublin, capital da Irlanda
Além de toda a decoração, as folhas de outono, em tonalidades que variam do marrom ao laranja, caídas no chão formam um cenário perfeito e encantador.
Muitos eventos acontecem em toda a Irlanda neste período. A importância que o Halloween tem para os irlandeses é como a que o Carnaval tem para nós brasileiros. A programação para o Halloween é intensa, vai desde a roteiro de pubs assombrados, a festas que ocorrem nos pubs, com direito à premiação para as melhores fantasias.
A trilha sonora dos pubs é inteiramente dedicada ao clima do evento. Pelas ruas, acontecem até desfiles de fantasias. Há também visitação de alguns pontos turísticos da cidade, aqueles que têm alguma relação com mitos e lendas. É também possível visitar o castelo dedicado ao icônico personagem de Bram Stoker, localizado no bairro de Clontarf, em frente à casa onde o autor nasceu.
Comments